Como o Método 3Ms pode te Ajudar na Gestão da Tristeza

Tempo de leitura: 5 minutos

Já falei algumas vezes sobre como o Método 3Ms, criado por mim, pode ajudar você a dar uma guinada na sua qualidade de vida, controle emocional, gestão financeira e gestão do tempo. E hoje, vamos falar especificamente sobre como o Método 3Ms pode auxiliar você na Gestão da Tristeza. Você já ouviu falar dela?

 

O que é Gestão da Tristeza

Se você já assistiu a animação Divertida Mente, sabe bem como é mostrada a figura da tristeza (e se você não assistiu, assista, vale muito a pena). A tristeza é uma personagem azul, chatinha e reclamona, e por mais que os personagens que representam as outras emoções tentem excluí-la de vários momentos do funcionamento da mente, eles nem sempre conseguem.

 

Com a tristeza real, a que sentimos no dia a dia, a situação é a mesma: por mais que a gente queira, é impossível estar sempre feliz, e em alguns momentos fatalmente a tristeza acaba surgindo. Podemos inclusive afirmar que isso é positivo, pois a tristeza tem a sua função: ela nos mostra o que está errado em nossas vidas e nos permite refletir para mudar aquilo que está nos incomodando.

 

O grande x da questão é como aprender a gerenciar a tristeza quando ela aparecer, sem deixar que ela se prolongue desnecessariamente, causando dor emocional excessiva e trazendo sentimentos que podem levar à autodestrutividade, autossabotagem e procrastinação.

 

É normal nos sentirmos tristes de vez em quando

Nossa sociedade supervaloriza sentimentos como a alegria, a euforia, o contentamento e tantos outros que geralmente denotam positividade, em contrapartida, condena quem demonstra tristeza, insatisfação, frustração e ansiedade, por exemplo. Dessa maneira, é muito comum que as pessoas escondam aquilo que sentem e evitem falar sobre os sentimentos que incomodam. Se pudéssemos conversar com a pessoa mais bem sucedida do mundo, ouviríamos ela dizer que se sente triste de vez em quando, e isso é perfeitamente normal.

 

Portanto, precisamos aprender a aceitar e a acolher a nossa tristeza quando ela aparece, fazer amizade com ela, reconhecê-la e acima de tudo: ouvir o que ela está tentando nos dizer.

 

A tristeza como um alerta emocional

Onde existem sentimentos incômodos ou ruins, como a tristeza, com certeza existe um alerta de que algumas mudanças devem ser feitas. Não devemos, em hipótese alguma, ignorar os nossos sentimentos, como eu já disse muitas vezes,  sentimentos são o resultado de percepções emocionais muito complexas, e ao mesmo tempo em que eles podem algumas vezes ser fantasiosos e causar preocupações infundadas, podem também nos levar a decifrar situações e a perceber quando devemos mudar alguma coisa ou sair de alguma circunstância. A tristeza sinaliza que algo não vai bem e seu sistema emocional está demonstrando que aquilo precisa ser alterado, para que a mente volte ao seu estado natural, que é o de tranquilidade.

 

É claro que existem situações como doenças, a perda de um ente querido, acidentes… eventos externos que acontecem independente da nossa vontade e sobre os quais não se pode fazer muita coisa. Mas eu afirmo que, mesmo nessas situações, é possível trabalhar a gestão da tristeza para cuidarmos de nós mesmos enquanto sentimos essa dor, sem cair em auto martírio e com a certeza de que sobreviveremos àquele acontecimento, e nos tornaremos pessoas mais fortalecidas e experientes.

 

Como o Método 3Ms trabalha a Gestão da Tristeza

 

Mentalidade

 

Trabalhamos na mudança do paradigma de que a tristeza é algo ruim, e treinamos a sua mente para ver a tristeza como algo positivo, acolher e compreender o que está sentindo, e finalmente aprender a cuidar de si mesmo quando estiver triste, trocando comportamentos destrutivos por atitudes construtivas e uma visão otimista acerca do desfecho daquela situação, seja ela qual for. No Método 3Ms você desenvolve uma mentalidade imparável, que entende que a tristeza é apenas circunstancial, e desenvolve ferramentas para lidar com ela.

 

Meta

 

Você aprende a ter metas claras acerca de sua vida,  e tem a convicção de que está no caminho certo, mesmo que aconteçam problemas, que afinal são naturais na vida. A partir do momento em que você descobre qual o seu real propósito e trabalha por ele, a vida passa a ter mais sentido e você passa a ter mais força emocional para enfrentar os momentos de tristeza e os revezes da vida de uma forma geral.

 

Método

 

Criamos ferramentas exclusivas para que você aprenda a gerenciar a sua tristeza de maneira eficiente. Ter inteligência Emocional é descobrir que você não precisa ficar sofrendo à toa! Sofrer demais não é bonito, não é útil e você não precisa passar por isso sem apoio. A tristeza pode nos fazer despertar, mas se passar do ponto pode se tornar uma doença ou ser um fator paralisante em sua vida. Com o Método 3Ms, te ensinamos maneiras práticos de lidar com o seu mundo emocional.

 

Se você quer levar sua Inteligência Emocional a outro nível, te convido a participar da 7ª Imersão 3Ms que acontecerá nos dias 04 e 05 de maio em Porto Alegre.

A Imersão 3Ms é uma oportunidade única de crescimento pessoal, que ensina na prática como você gerencia suas emoções e se livra da ansiedade, como você gerencia seu tempo e como você constrói riqueza traçando metas objetivas.

 

Acesse o nosso site e inscreva-se: http://imersao.lucascalonego.com/

 

Grande Abraço,

 

Lucas Callônego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *