Como ganhar mais e gastar menos dinheiro em 2019

Tempo de leitura: 5 minutos

Deixe eu adivinhar: você começou o ano cheio de sonhos, planos e metas, mas agora, no finalzinho de janeiro, depois de dar uma boa olhada na sua conta bancária, já está preocupado e triste, pensando que terá que desistir de alguns deles por falta de dinheiro?

 

Calma! Este artigo foi escrito especialmente para te ajudar a resolver todos esses problemas e finalmente conseguir realizar todas as suas metas financeiras de 2019. Você já parou para pensar por que você vive financeiramente “enforcado”? Ou por que nunca consegue ter a disciplina suficiente para guardar algum dinheiro?

 

Vou te mostrar agora como você pode ganhar mais e gastar menos dinheiro em 2019, e aprender de uma vez por todas a fórmula do sucesso financeiro. Vamos lá?

 

Crie o hábito de poupar para os seus sonhos

O princípio básico para alcançar seus sonhos e objetivos financeiros é poupar recursos materiais para torná-los realidade. Imagine o dinheiro como uma forma de energia: para conseguir algo que você deseja muito, você precisa direcionar suas energias para aquele objetivo específico, por isso, para alcançar um carro novo, um apartamento, uma viagem de férias ou uma escola melhor para os seus filhos, é preciso direcionar seus recursos financeiros para aquele fim, por isso, poupe. Você pode inicialmente abrir uma conta poupança, investir no Tesouro Direto ou em outros tipos de aplicação que o seu banco pode lhe oferecer, mas o ideal é separar uma quantia mensal, e todo mês, na data do seu pagamento, efetuar o depósito, antes mesmo de pagar a suas outras faturas. Lembre-se que a prioridade é você SE pagar primeiro, antes que as obrigações do mês engulam seus recursos. Disciplina e foco são fundamentais durante esse processo.

 

Forme uma reserva de emergência

Uma doença na família, um caso de desemprego, morte ou acidente. Nenhum de nós quer que isso aconteça, mas infelizmente esses imprevistos podem acontecer, e para isso existe a reserva de emergência. Segundo especialistas em educação financeira, o ideal é ter uma reserva de emergência equivalente a 6 meses do seu salário, essa quantia já assegura que você consiga se virar por algum tempo sem precisar recorrer a empréstimos, que geralmente têm juros significativamente altos.

E lembre-se: viagem não é emergência, jantar em um restaurante caro não é emergência, ir ao cabeleireiro também não é emergência. Apenas mexa nesse dinheiro em casos de real necessidade, ter uma quantia dessas aplicada e aparentemente “parada” pode parecer estranho a primeira vista, mas na verdade só o fato de saber que ela existe vai lhe assegurar uma grande paz de espírito e liberdade de ação: e isso é muito mais valioso que viajar, trocar de carro ou fazer as unhas.

 

Poupe para a sua aposentadoria a partir de agora

Portrait of happy senior woman with piggybank lying on sofa

“Mas Lucas, eu nem sei se vou chegar nessa idade vivo. E se eu morrer antes?”

 

Eu é que te pergunto: e se você NÃO morrer antes? Basta você dar uma checada nos valores de um convênio médico para um idoso e pesquisar os preços de alguns remédios que você vai me entender. Envelhecer é caro e imprevisível, não podemos garantir que nosso familiares terão condições financeiras de nos dar a vida que sonhamos após a nossa aposentadoria, cabe a NÓS construir isso. O que você deseja fazer depois que se aposentar? Se mudar para o interior? Abrir uma lojinha? Morar na praia? Quando custa cada um desses sonhos?

Garanto que se você separar uma pequena quantia mensal para a sua velhice, com certeza se sentirá mais seguro e feliz por estar fazendo algo por si mesmo. Existem hoje no mercado diversos planos de previdência, aplicações e investimentos voltados para a aposentadoria. Pesquise e se informe a respeito.

 

Separe seus ganhos para o presente e também para o futuro

Isso é poupar! Viver bem a sua vida presente, pagando as suas contas, comprando o que gosta, viajando, e também direcionando parte dessa energia para que você  também possa pagar suas contas, comprar o que quiser e viajar amanhã.

Muitos de nós, brasileiros, somos criados na filosofia do “deixa a vida me levar”, “só se vive uma vez”, ou “ carpe diem”, mas essa é uma mentalidade que não leva ninguém ao sucesso ou à independência financeira.

Como coach eu garanto que ter uma quantia de dinheiro guardada e colocar a cabeça no travesseiro todas as noites sabendo que não tem nenhuma dívida é algo impagável e traz uma paz de espírito enorme. Quem tem recursos tem a liberdade de decidir o seu destino, portanto, se você deseja se tornar essa pessoa, precisará fazer alguns pequenos sacrifícios, que no final se revelarão prazerosos, na medida em que você conseguir realizar seus sonhos poupando.

 

Controle seus impulsos consumistas

Uma vez ouvi um sábio conselho: “Se você não souber fazer 100 reais virarem 1000, quando tiver os 1000 eles não valerão 100 reais nas suas mãos.” Precisamos saber como fazer nosso dinheiro render,não importa o quanto você ganhe, sempre é possível poupar uma parte, cortar gastos desnecessários, fazer adaptações no orçamento. Quando você aprender a fazer isso, se tornará uma pessoa muito mais próspera e feliz.

 

Pense em um plano B

 

Se mesmo depois de cortar gastos supérfluos, você perceber que precisa de mais dinheiro, use a sua imaginação! Você pode fazer de seu hobby uma profissão, ganhar dinheiro nas horas vagas e ainda desenvolver em você capacidades novas. O plano B traz ganhos não só materiais, mas intelectuais e de auto estima, fazendo você se sentir mais esperto, inteligente e flexível.

 

O Método 3Ms pode ampliar a sua visão sobre o dinheiro e a abundância. Entre em contato  comigo, estou disponível para o que você precisar.

 

Grande abraço,

 

Lucas Calônego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *