5 atitudes de uma pessoa de sucesso (a 3ª é a mais rara)

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já parou para se perguntar o que as pessoas felizes e bem sucedidas fazem para alcançar e manter essa posição? Se você olhar com atenção, vai perceber que as pessoas tristes e reclamonas têm pensamentos e atitudes em comum, e as que vêem a vida com um olhar mais otimista também têm pensamentos e atitudes em comum.

 

Isso acaba gerando aquilo que muitas vezes enxergamos como uma injustiça: as pessoas otimistas alcançam o sucesso, e por isso seguem sendo otimistas, afinal, tudo dá certo para elas, enquanto as pessimistas passam por toda série de dificuldades, e seguem sendo pessimistas, afinal, tudo dá errado para elas.

 

Mas Lucas, será isso um carma divino? Como posso sair desse círculo vicioso e passar para o outro lado da força?

 

Criando novos caminhos neurais

Imagine o cérebro como um equipamento fantástico e complexo, nossos neurônios estão habituados a ter determinado tipo de reação a um tipo específico de acontecimento. Como nosso cérebro foi biologicamente criado para poupar energia e repetir ações, quando aquele fato acontecer de novo, o cérebro vai automaticamente apresentar a mesma reação. Para mudarmos isso, precisamos literalmente criar novos caminhos neurais, na prática, isso significa treinar novos pensamentos, sentimentos e posturas, diariamente.

 

Uma forma muito eficaz de exercitar nosso cérebro nesse sentido é praticando meditação, pois está cientificamente comprovado que ela muda o funcionamento do cérebro, criando novos caminhos neurais e nos possibilitando aquele um segundo de pausa, que pode ser decisivo entre falar ou fazer algo impulsivamente, ou agir de forma mais inteligente e precisa.

 

Mudando sua postura

Assim, podemos dizer que a pessoa pessimista já está viciada naquela forma de pensar, baseada em tudo o que experienciou durante a vida, e para mudar essa programação, será necessário “reinstalar o software”.

 

Hoje vou apresentar a você 5 posturas de sucesso, que quando aplicadas à vida cotidiana, podem ajudar você a reprogramar seu cérebro, e a alcançar uma vida muito mais tranquila, feliz e gratificante.

 

1 – Pessoas de sucesso investem em autoconhecimento

 

Caso você queira se tornar feliz e bem sucedido, terá que conhecer a si mesmo. Descobrir aquilo que gosta, o que não gosta, o que aceita ou não, o que é valor para você, qual a sua vocação, que tipo de relacionamento deseja ter, onde deseja morar. E tenho uma notícia para você: não são perguntas fechadas! Não é um questionário que você responde aos 20 anos e segue praticando até os 80, é um caminho diário. Coisas, pessoas e situações mudam, por isso se autoconhecer é tarefa de todos os dias, para a vida inteira.

 

2 – Pessoas de sucesso gostam de problemas

Como diz o ditado popular: mares calmos não fazem bons marinheiros. Pessoas de sucesso vêm os problemas como oportunidades de crescimento e aprendizado, e sabem que, resolvendo os problemas que surgem, conseguem alcançar experiência, sabedoria e reconhecimento. Se você passar a vida fugindo e evitando os problemas, ou transmitindo a responsabilidade de resolvê-los para outras pessoas, corre o risco de viver uma vida infantil, sem nunca se sentir o dono de sua vida e escritor da sua própria história.

 

3 – Pessoas de sucesso focam no caminho e não no ponto de chegada

Parafraseando o poeta: o caminho se faz caminhando. Nossa vida é feita de uma sucessão de momentos presentes, o passado já não existe mais e o futuro será construído com base no agora. Portanto, de nada adianta viver ansioso, pensando no futuro, ou melancólico, preso ao passado. As pessoas de sucesso aproveitam o momento presente, fazem o melhor que podem em cada tarefa, e se preocupam em desfrutar o caminho, admirando a paisagem da estrada, e não apenas focando num ponto ao longe.

 

4 – Pessoas de sucesso se cercam de pessoas que lhes fazem bem

Pesquisas mostram que você é a média das 5 pessoas com quem mais convive, portanto, pare e pense: quais pessoas estão interagindo com você e te modificando nesse exato momento? Muitas vezes convivemos com pessoas tóxicas, aquelas que não nos fazem bem, só reclamam, sugam nossas energias, nos fazem gastar tempo, dinheiro e cultivar maus hábitos, pessoas invejosas, que não gostam de ver a felicidade alheia, ou apenas pessoas descompromissadas, que não têm objetivos claros e flutuam pela vida, se recusando a assumir qualquer responsabilidade. Estou falando daquele seu amigo que te faz gastar 200 reais por semana num bar de gosto duvidoso, daquela sua tia que só te põe para baixo, daquela sua amiga que só sabe criticar as sua aparência. Aprenda a desligar-se dessas pessoas com amor, e foque em relacionamentos saudáveis, que te proporcionem mais alegrias do que dores de cabeça.

 

5 – Pessoas de sucesso sabem cuidar de si de maneira integral

Seu corpo, sua mente, sua aparência, suas roupas, a higiene do espaço onde você vive, seu meio de transporte, suas relações, seu trabalho, sua saúde. Já diziam os budistas que o bom praticante é aquele que sabe cuidar de si, portanto, repare constantemente se você está cuidando bem de si. De nada adianta ter uma vida social super agitada e comprometer a sua saúde, ou trabalhar demais e esquecer de se alimentar de forma adequada. O segredo, aqui, está no equilíbrio, e as pessoas de sucesso sabem que sua primeira responsabilidade é cuidar de si, só assim poderão dar o seu melhor para aqueles que estão ao seu redor.

Grande Abraço,

Lucas Calônego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *