Administração do Tempo: Tarefas Importantes, Urgentes e Circunstanciais

Tempo de leitura: 5 minutos

Quantas vezes você já disse ou ouviu a frase “não tenho tempo”?

Person Wearing Round Silver-colored Analog Watch

Escuto isso todos os dias. As pessoas geralmente dizem que trabalham demais, que não têm tempo para a família, para fazer aquele curso ou aquela tarefa doméstica pendente.

Acabamos vivendo em uma luta constante contra o tempo, começamos a imaginar que as 24 horas do dia são totalmente insuficientes para realizar tudo o que queremos em nossas vidas, tanto no âmbito profissional, como familiar e até mesmo no espiritual, afinal, qual foi a última vez em que você conseguiu parar para fazer uma meditação ou oração, qualquer que seja a sua crença?

Garanto que a questão não é simplesmente ter mais tempo, mas principalmente utilizar bem o tempo que se têm.

 

Quer uma tarefa bem feita? Dê para uma pessoa ocupada fazer

 Person Using Macbook Pro on Brown Wooden Desk

Você com certeza já deve ter ouvido essa frase dos seus avós, é uma máxima antiga, que traz em si uma grande sabedoria.

As pessoas que têm mais tempo, não são necessariamente as que mais produzem, então, aquela história de esperar primeiro ter tempo para só depois fazer determinada coisa,é totalmente fantasiosa.

As pessoas mais brilhantes geralmente são as mais ocupadas. Temos diversos exemplos: executivos que se tornam professores universitários no período noturno, universitários que trabalham e fazem curso de inglês, professoras de inglês que estudam, trabalham e são mães.

Woman Sitting on Black Chair Near Brown Table

A verdade é que, as pessoas que se ocupam muito, fazem isso porque têm diversos interesses, e muitas contribuições a dar à sociedade, por isso, costumo dizer que as pessoas ocupadas muitas vezes se sentem miseráveis, mas acredite: vocês são os melhores!

 

Você tem tempo

Clear Glass With Red Sand Grainer

Não te contaram, mas, na verdade, você tem tempo sim!

Mas Lucas, sinto-me um louco ou louca! Sinto que não tenho tempo para nada, tenho dormido e comido mal, minha casa está uma bagunça, e consigo tocar meus projetos pessoais de forma muito sofrível, como posso ter tempo?

Você e o Barack Obama têm a mesma quantidade de horas em um dia, e digo que o tempo que temos, pode ser perfeitamente suficiente para todas as nossas atividades, a grande questão é aprendermos a organizar esse tempo, de forma a vivermos com muito mais tranquilidade, produtividade e qualidade de vida.

 

A Tríade do Tempo

Christian Barbosa, um grande pesquisador da administração do tempo, é o criador da teoria que vou apresentar a você hoje, a Tríade do Tempo. Ela consiste com compreender se você está utilizando seu tempo em situações urgentes, importantes ou circunstanciais.

 

Tarefas importantes

Person Holding Black Pen Writing on White Notebook

São literalmente as tarefas importantes da sua vida, tudo aquilo que sabemos que estamos fazendo pelo nosso próprio bem, e que nos levará a bons e desejados resultados. Repare que as tarefas importantes têm um prazo determinado de execução e nunca são urgentes. Por exemplo, seu checkup anual: é uma tarefa importante, pois se refere a sua saúde e te levará a um bom resultado, tendo um período certo para acontecer. Se você se descuidar da sua saúde, passar mal e precisar ser levado a um pronto-socorro, essa tarefa deixará de ser importante, e passará a ser urgente.

 

Tarefas urgentes

design, desk, display

São aquelas que são realizadas em cima da hora, que já passaram do prazo e normalmente são realizadas com rapidez exagerada, causando stress. Podem também ser situações imprevistas, como uma doença, um relatório inesperado ou o conserto de um vazamento que apareceu do nada. Muitas vezes, as situações urgentes decorrem de uma negligência: procrastinamos algo importante até que se torne urgente, e só então desenvolvemos aquela tarefa. Essa prática não é saudável, pois conduz nossa vida a um estado constante de alerta num regime de urgência total.

 

Tarefas circunstanciais

Man Holding Remote Control

São atividades que facilmente podem se tornar desnecessárias ou excessivas. Aquilo que fazemos sem propósito algum, e que naquele momento nos traz prazer, mas é totalmente irrelevante no médio e longo prazo. Alguns exemplos: conversas no corredor da empresa, determinadas festas ou eventos sociais, horas no WhatsApp ou assistindo séries na Netflix.

 

O grande mérito desse método

A grande diferença entre a Tríade e outros métodos de administração do tempo, é o fato de uma esfera ser totalmente independente da outra, ou seja, não existem tarefas importantes e ao mesmo tempo urgentes, ou importantes e ao mesmo tempo circunstanciais. Cada tarefa tem um lugar definido, e com essa divisão bem estabelecida, fica muito mais fácil enxergar em qual categoria cada tarefa se encaixa na sua vida.

 

Segundo estudos, o ideal é que você utilize seu tempo da seguinte maneira:

– 70% na esfera da importância
– 20% na esfera da urgência
– 10% na esfera da circunstância

 

Algumas dicas para administrar melhor seu tempo

 Photo of Woman Using Her Laptop

Lembre-se que estar ocupado não significa estar produtivo;
– Use o funcionamento do seu corpo a seu favor: se está mais disposto pela manhã, foque em realizar as tarefas mais importantes nesse período;
– A distribuição do trabalho varia em função do tempo disponível e prioridades, e não do tempo necessário: aprimore seu foco;

– Saiba dizer NÃO para compromissos ou tarefas inúteis, que roubam seu tempo.

 

Responda a pesquisa e saiba como você está utilizando seu tempo

 No meu site http://bit.ly/tempo3ms onde você encontrará o Teste da Tríade do tempo,  podendo fazê-lo agora mesmo. Espero você lá 😉

 

 

Grande abraço,

Lucas Calônego

CEO da 3Ms Corporation e criador do Método 3Ms (Mente, Meta e Método), um método de desenvolvimento pessoal simples e prático que está se expandindo para todo o Brasil neste exato momento.

Master Coach e Treinador Pessoal contratado por empreendedores do mundo artístico, como atores da Rede Globo de Televisão e cantores do mundo sertanejo com grande renome nacional para o aumento de sua performance pessoal e profissional sem perder equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *