Comprometimento é mais Importante que Motivação

Tempo de leitura: 5 minutos

Você acha que é mais importante estar motivado com suas metas, ou comprometido?

Um atleta se levanta todos os dias às seis horas da manhã para treinar, você acha que essa atitude reflete comprometimento ou motivação?

 

Vivemos acreditando em inúmeros faz de conta, um deles é o da motivação infinita. Conhecemos pessoas de sucesso, que tem altos cargos, corpos definidos, casamentos invejáveis, e tendemos a olhar apenas para o lado bom dessas conquistas, acreditando que essas pessoas estão motivadas durante 100% do tempo. Mas será que isso é verdade?

 

Você acha mesmo que o atleta se levanta todos os dias às seis da manhã, totalmente motivado e bem-humorado? Será que ele também não tem seus dias de preguiça, mau humor, gripe, frio, calor, dores e mal estar?

adult, architecture, athlete

Pode ter certeza que, mesmo que a motivação desse atleta não seja diária, seu comprometimento é.

 

O que é motivação

 

Precisamos inicialmente identificar o que é, de fato, motivação. Muitos de nós confundimos motivação com um bom humor eterno e uma disposição altíssima para realizar tarefas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Eu definiria motivação como a energia que nos leva à ação, e você descobre quais são as suas motivações, analisando seus valores e seus projetos de vida. Se você deseja ser engenheiro, tem motivação para frequentar a faculdade todos os dias, se deseja construir um relacionamento a dois, encontra motivação para dividir seu tempo com o parceiro. Se suas motivações estão de acordo com seus valores e seus objetivos de vida, elas tendem a te trazer alegria e energia para agir.

 

Porém, a motivação não pode ser confundida com um bom humor 24h, muitas vezes ela até nos escapa por algumas horas ou dias, mas, se temos um objetivo a alcançar, não podemos deixar de executar nossas tarefas por estarmos mau humorados ou cansados. É aí que entra o nosso segundo amigo.

 

O que é comprometimento

 

É fazer o que tem que ser feito para alcançar seus objetivos de vida. É ir para a aula mesmo cansado, é discutir a relação mesmo sem estar muito afim, é acordar às seis horas da manhã para ir à academia mesmo estando com frio e com sono. Muitas vezes, temos que tomar decisões com base no que é necessário ou conveniente, e não necessariamente essas decisões irão nos agradar.

adult, blur, businesswoman

Estar comprometido com algo é saber negociar consigo mesmo, com o outro e fazer concessões, é saber abrir mão da pizza hoje porque está de dieta, contando que poderá comer essa mesma pizza daqui a alguns dias, quando a dieta acabar. É trocar aquele café do Starbucks pela média na padaria do bairro, porque está juntando dinheiro para trocar de carro.

 

 

Comprometimento não é se torturar

 

Quero frisar que estar comprometido não é igual a se torturar ou se privar de momentos de prazer, mas sim criar uma escala de prioridades, com a finalidade de atender os seus anseios e melhorar sua própria vida.

 

Você deseja ter um corpo funcional, saudável e disposto, e para isso precisa fazer academia três vezes por semana, dessa forma, você acorda cedo todos os dias para atender esse objetivo. Nesse contexto, ficar dormindo até mais tarde pode até parecer um paraíso e ir à academia uma tortura diária, mas, a longo prazo, o que terá sido mais torturante? Ter acordado mais cedo, ou ter adquirido colesterol, pressão alta e cardiopatias?

 

Veja que, para tudo na vida, precisamos ter equilíbrio e estar comprometido é abrir mão de algumas situações de prazer momentâneo em prol de causas mais importantes.

 

Comprometimento gera motivação

 

Nesse cenário, pode ser que uma motivação inicial te leve a um certo grau de comprometimento, mas essa motivação é flutuante, e isso é perfeitamente normal. O segredo é continuar comprometido, mesmo nos dias em que a motivação for embora.

 

Para obter bons resultados a curto, médio e longo prazo, é essencial sairmos da nossa zona de conforto e enfrentar a nossa preguiça e desmotivação. Vencendo esses pequenos inimigos diários, acumulamos força para enfrentar os grandes, e acumulamos algo muito importante, que eu defino como capital de autoconfiança.

Black and Gray Photo of Person in Front of Computer Monitor

Quando você percebe que pode fazer as coisas acontecerem, que pode se adaptar e enfrentar situações, acumula capital de autoconfiança, e vai se tornando uma pessoa mais centrada e consciente da sua identidade, o que gera mais motivação, e assim o ciclo continua e se repete: motivação — comprometimento —motivação.

 

Mantenha-se em movimento

 

Portanto, a motivação gera comprometimento, e o comprometimento também gera motivação. Tão importante quanto criar grandes metas e começar motivado, é se manter comprometido com aquilo que você quer, vencendo diariamente a preguiça e as diversas distrações que vão surgir durante o caminho.

achievement, activity, adolescent

A estrada às vezes pode ser difícil, mas o importante é não parar, e seguir em frente, seja com um sorriso no rosto ou com um semblante sério. Manter-se em movimento é essencial para alcançar seus objetivos de vida, e se tornar, dia após dia, a melhor versão de si mesmo.

 

No meu canal no YouTube, Facebook e Instagram posto diariamente informações sobre desenvolvimento pessoal, bem-estar emocional e qualidade de vida. Clique nos links abaixo… Te espero lá!

Resultado de imagem para youtube logo         Resultado de imagem para instagram logo        Resultado de imagem para facebook logo

Lucas Calônego

CEO da 3Ms Corporation e criador do Método 3Ms (Meta, Método e Mentalidade), um método de desenvolvimento pessoal simples e prático que está se expandindo para todo o Brasil neste exato momento.

Master Coach e Treinador Pessoal contratado por empreendedores do mundo artístico, como atores da Rede Globo de Televisão e cantores do mundo sertanejo com grande renome nacional para o aumento de sua performance pessoal e profissional sem perder equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *