A Importância de Se Reencontrar

Tempo de leitura: 6 minutos

Nesse artigo você vai aprender:

  1.  Que mais importante  do que fazer, é refletir o porquê de estar fazendo;
  2.  Que a zona de conforto, apesar do nome, não é confortável;
  3.  Que é preciso coragem para mudar, mas as recompensas são fantásticas.

 

Sim, eu sei que você tem milhares de coisas para fazer e que a vida é agora, também sei que você tem que estar todos os dias às oito da manhã no seu trabalho, e sei que aquele projeto tem que ser entregue na sexta feira. Mas só tente parar por um momento.

Free stock photo of businessman, fashion, man, wristwatch

Muitas vezes nos esquecemos que os momentos de descanso são tão importantes quanto os momentos de trabalho. E quem foi que disse que parar não pode ser produtivo? Faça esse exercício: aonde quer que você esteja agora, pare e olhe ao seu redor, mas não com os velhos olhos viciados, olhe para perceber. Repare nas coisas e pessoas que estão ao seu redor, as cores, aromas e impressões que aquele cenário te causa. São boas ou ruins?

 

Em meio à rotina, muitas vezes passamos pelas coisas e pessoas e as olhamos, mas não as vemos, e isso vai acontecendo com o caixa do supermercado, com o atendente da farmácia, com a faxineira do prédio, até o dia em que acontece com os nossos amigos, nossos pais, nossos cônjuges, e enfim (por que não), com nós mesmos. Passamos a viver dias automáticos, cumprindo tarefas, sem sequer olhar por um minuto para nós mesmos.

 

E se você, que acompanha meu trabalho, parar para refletir por um minuto, vai ver que essa falta de autopercepção é o que gera todos os problemas de uma pessoa: desmotivação na carreira, falta de sentido no trabalho, desgaste nos relacionamentos, falta de paciência com os filhos, vontade de fazer as malas e sumir desse planeta.

Free stock photo of person, woman, iphone, smartphone

Não meu amigo, você não quer fugir desse planeta (e nem adiantaria, pois, onde quer que você for, você estará junto), na verdade você quer se reencontrar. E existem milhares de formas para fazer isso: coach, terapias individuais e em grupo, viagens sabáticas, começar relacionamentos, terminar relacionamentos. Mas vou, nesse artigo, dar algumas dicas que podem te ajudar a se reconectar consigo mesmo, e achar seu propósito de vida.

 

 

Saia do automático

 

Todos os dias você acorda no mesmo horário, toma o mesmo café da manhã, faz o mesmo caminho até o trabalho, almoça com as mesmas pessoas, chega em casa cansado e vai dormir esperando a sexta feira? Apenas pare! Sei que pode parecer óbvio, mas não somos robôs, o ser humano não nasceu para viver dias, meses e anos pensando e fazendo as mesmas coisas, e aguentando enormes doses de insatisfação.

Group of People Sitting on White Mat on Grass Field

Saia do piloto automático, e comece aos poucos: faça outro caminho para ir trabalhar, almoce com pessoas diferentes, comece um exercício físico, saia para jantar em um restaurante novo. Esse tipo de atitude começa a abrir a sua mente para pensar fora da caixinha, e esse é um passo importante para ingressarmos no próximo ponto.

 

Saia do óbvio

 

Você cresceu escutando que teria que fazer determinada faculdade, trabalhar em determinado emprego ou morar em determinado lugar. Esse era o desejo de sua família, agora reflita e me diga: quais são os SEUS verdadeiros desejos? Encontrar seu verdadeiro propósito de vida envolve desconstruir diversas crenças limitantes, muitas vezes alimentadas desde a mais tenra infância. Sair do óbvio é tentar fazer coisas diferentes: sempre teve vontade de aprender a jogar tênis? Se matricule. Não sabe andar de bicicleta? Alugue uma num parque e se arrisque. Acha que precisa melhorar seu inglês? Contrate um professor. Aprenda a dançar, a nadar, a dirigir, ou a fazer qualquer coisa que queira.

Person Swimming on Body of Water

Lembre-se que nesse processo, é mais importante pensar no que você realmente deseja fazer, do que pedir e aguardar a aprovação dos outros.

 

Pare e pense

 

O grande problema é que hoje em dia vivemos cumprindo tarefas, uma atrás da outra, e em determinado momento paramos de pensar no porquê estamos fazendo aquilo, e não analisamos quais os efeitos daquelas atividades na nossa vida como um todo. Muitas pessoas só param para pensar nisso depois que já manifestaram alguma doença física ou psíquica, decorrente de um estilo de vida insatisfatório.

Man Leaning His Chin on His Two Hands

É importante, todos os dias, parar por alguns momentos para analisar nossos pensamentos e atitudes, pois assim encontraremos as respostas para todas as nossas maiores inquietações. Devo permanecer nesse emprego? Será que levo jeito para empreender? Devo iniciar um novo curso? Será que aceito aquela proposta de trabalho e mudo de cidade?

 

As respostas já estão todas dentro de nós, quando seguimos a nossa verdadeira essência temos felicidade e abundância, agora, quando nos desviamos de nós mesmos para agradar a família ou a sociedade, nos tornamos pessoas doentes, amargas e perdidas.

 

Mude!

 

Não meus amigos, os processos de mudança nem sempre são agradáveis. Pense em você quando ainda era um feto: vivia em um universo restrito, de calor e proteção, até que você cresceu tanto, que não coube mais ali, e nasceu para o mundo! Um mundo que pode ter parecido ameaçador, seus pulmões doeram e você chorou, sentiu fome, frio, calor, sono, todas essas sensações eram novas para você, e não necessariamente agradáveis. Mas foi através do nascimento que você pôde ver e ouvir, sentir o calor do colo de outro ser humano, aprender a andar, a falar, e viver tantas experiências formidáveis na sua infância.

Red and Green Tree Leaves on a Sunny Day

Por isso, saiba que sair da zona de conforto vai doer, mas essa dor, aos poucos, se transformará na satisfação de ter crescido, evoluído e se transformado. E lembre-se: apesar do nome, a zona de conforto não é confortável. A vida muda, e temos que mudar com ela, quem permanece na zona de conforto acaba não flutuando, mas afundando nos acontecimentos da existência…. Mas esse é um tema para um próximo artigo. Até lá!

 

No meu canal no YouTube, Facebook e Instagram posto diariamente informações sobre desenvolvimento pessoal, bem-estar emocional e qualidade de vida. Clique nos links abaixo… Te espero lá!

Resultado de imagem para youtube logo         Resultado de imagem para instagram logo        Resultado de imagem para facebook logo

Lucas Calônego

CEO da 3Ms Corporation e criador do Método 3Ms (Meta, Método e Mentalidade), um método de desenvolvimento pessoal simples e prático que está se expandindo para todo o Brasil neste exato momento.

Master Coach e Treinador Pessoal contratado por empreendedores do mundo artístico, como atores da Rede Globo de Televisão e cantores do mundo sertanejo com grande renome nacional para o aumento de sua performance pessoal e profissional sem perder equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *