Como Conquistar a Vida dos Seus Sonhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Como criar o estilo de vida dos seus sonhos?

Queridos amigos, já estamos em março! Isso significa que o primeiro trimestre do ano está quase chegando ao fim, e dessa maneira, já podemos fazer um balanço dos primeiros meses do nosso ano de 2018. Você tem conseguido trabalhar nas metas que se propôs a realizar no ano novo?

A resposta a essa pergunta pode ser tanto muito positiva, quanto muito negativa. Muitas vezes temos a impressão que os meses vão passando, e ainda estamos muito longe de alcançar nossos objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou financeiros. Mas você sabe como deve agir para começar a mudar isso, e chegar ao final da semana, do mês ou do ano com aquela sensação gostosa de dever cumprido?

beach, dark, dawn

Mas o que eu quero da vida?

Em seu famoso texto “Filtro Solar”, Pedro Bial diz: “não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida, as pessoas mais interessantes que conheci não sabiam”. Digo isso amigos, porque em minha experiência como coach, vejo que muitas pessoas travam diante dessa pergunta: como você deseja estar em 5 ou 10 anos? Isso acontece porque sabemos que a vida tem um fator imprevisível, e acabamos tendo medo de estabelecer metas, com medo de elas não darem certo.

Outro fator relevante para essa paralisia ao pensar no futuro, é o fato de as famílias brasileiras não educarem seus filhos para pensar em suas vidas a médio e longo prazo. Vamos vivendo um dia de cada vez, e nos assustamos quando o futuro, que parecia tão distante, chega e nos pega de surpresa.

Acredito que a primeira coisa que temos que ter em mente é que o futuro chega, e por isso precisamos planejar e pensar nele. A segunda coisa, que talvez seja a mais importante é: podemos mudar de rota, e tudo bem. Você pode estabelecer como meta comprar um apartamento daqui a 10 anos, e começar a guardar algum dinheiro para isso, mas nada impede que daqui a algum tempo você resolva utilizar essa quantia para comprar uma chácara no interior, ou fazer uma grande viagem, ou até mesmo doar para uma instituição de caridade. Agora, se você nunca se planejou e nunca poupou nada, não terá dinheiro algum quando quiser realizar qualquer um desses sonhos.
Estabeleça metas pensando em quem você é e no que quer hoje, mas seja flexível para mudar seus planos quando for necessário, pensando assim, você se tornará uma pessoa menos indecisa e sua vida se tornará muito mais leve.

Definindo seu “way of life”

Brown Wooden Arrow Signed

Seguindo nossa linha de raciocínio, com base em quem você é hoje, imagine como gostaria de estar daqui a 5 anos. Morando em casa ou apartamento? Em qual tipo de trabalho? Com esposa e filhos, uma namorada ou sozinho? Na cidade onde você está hoje ou em outra? Trabalhando com contabilidade ou abrindo um restaurante de comida japonesa?

É importante lembrar que essa reflexão é só sua. Definir qual vai ser seu “way of life” é algo muito íntimo, e por mais que outras pessoas possam te ajudar, só você sabe o que é realmente importante para o seu bem-estar. Algumas pessoas preferem morar perto do trabalho, outras optam por viver em cidades mais distantes, e em contrapartida ter uma vida mais tranquila, cercada de verde e de vizinhos simpáticos. Algumas se irritam andando de transporte público, outras se irritam dirigindo, algumas não se importam em morar com os pais, outras detestam dar satisfações e preferem morar sozinhas, umas querem ter filhos, outras não gostam de crianças e preferem dedicar seu tempo a outras coisas.

 

Faça uma autoanálise e defina seus sonhos e prioridades, com base nisso você pode criar uma lista, detalhando a sua vida ideal, e racionalizar o que precisa para atingi-la: um carro maior, uma casa ou apartamento, um ano sabático em algum lugar do mundo, sair da casa dos pais, se casar, mudar de emprego, fazer um MBA ou outra faculdade… são várias as possibilidades, mas nessa fase do exercício é importante materializar o que quer e precisa para ter a vida que você sonha.

 

 

Estabelecendo metas

 

Sabendo o que você deseja conseguir em determinado espaço de tempo, passamos a etapa seguinte: transformar o sonho em meta. O sonho é algo que se quer alcançar,  diferente da meta, que é algo palpável, por exemplo:

 

Sonho: comprar um carro
Meta: guardar 1000 reais por mês durante 12 meses e adquirir o carro em março de 2019.

 

Lembre-se de estabelecer metas realistas, de acordo com suas possibilidades. Não adianta se propor a poupar cem reais todos os meses e guardar apenas cinquenta, seja realista e verdadeiro com você e se comprometa com a realização dos seus sonhos.

 

O pulo do gato: como não desistir

achievement, activity, adolescent

Motive-se todos os dias. Divida suas grandes metas em metas menores e trabalhe nelas com regularidade. Se propôs a mudar de carreira? Defina tarefas diárias com enfoque nesse objetivo, como ler um artigo por dia sobre a área de interesse, ou enviar dez currículos por semana, ou ainda fazer um curso de especialização por mês. Cumprindo pequenas tarefas diárias, semanais ou mensais, você não perde o foco e ainda acumula uma grande bagagem de autoconfiança interna e externa para alcançar seus objetivos.

 

E por fim, lembre-se: ter foco é saber o que fazer, e sobretudo o que NÃO fazer. Se você se comprometeu a poupar mil reais todos os meses, e apareceu uma oportunidade de viajar nesse meio tempo, talvez seja o momento de escolher não viajar em prol de sua meta, ou de flexibilizá-la. O feeling de escolher o que fazer e o momento oportuno é muito pessoal, por isso é essencial aliar firmeza e flexibilidade durante o caminho que percorremos rumo aos nossos sonhos.

 

Quer começar hoje a sua tarefa diária de automotivação? Siga meu canal no Instagram:
@lucascalonegocoach
Lá você poderá ficar por dentro da minha agenda, acompanhar cases de sucesso e receber mensagens positivas.

E lembre-se: a diferença entre uma boa vida e uma vida mais ou menos, é a vontade diária de melhorar.

Lucas Calônego

CEO da 3Ms Corporation e criador do Método 3Ms (Meta, Método e Mentalidade), um método de desenvolvimento pessoal simples e prático que está se expandindo para todo o Brasil neste exato momento.

Master Coach e Treinador Pessoal contratado por empreendedores do mundo artístico, como atores da Rede Globo de Televisão e cantores do mundo sertanejo com grande renome nacional para o aumento de sua performance pessoal e profissional sem perder equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *