O Que É Ter Sucesso?

Tempo de leitura: 6 minutos

Tenho certeza que você já se fez essa pergunta mais de uma vez, e a repetiu a cada ano novo, aniversário ou crise pessoal. Você acha que está assistindo ao sucesso dos outros na TV e nas redes sociais, mas não tem certeza do que essa palavra tão falada significa em sua vida.

 

Em diversas situações, desejamos sucesso a nós mesmos e às pessoas queridas, queremos estar bem e ver as pessoas que amamos felizes. Mas a pergunta que não quer calar é: o que é sucesso para você?

 

Personagem: a pessoa de sucesso

 

Para ilustrar nossa reflexão de hoje, vamos fazer um rápido exercício: feche os olhos por alguns segundos e imagine um personagem, esse personagem é “a pessoa de sucesso”. Visualize detalhes da aparência dessa pessoa: como se veste? Qual a sua expressão? O que traz nas mãos? Em que cenário está? Com quem? Essa pessoa é você mesmo ou um desconhecido? Anote o que visualizou com a maior riqueza possível de detalhes e me diga: quem é essa pessoa de sucesso que você vê em seus pensamentos?

 

É interessante observar que, se aplicarmos esse mesmo exercício a diversas pessoas, cada uma delas criará um personagem diferente. Você perceberá que cada indivíduo tem uma concepção diferente do que é uma pessoa de sucesso, para uns pode ser um executivo de terno em um Audi, para outros um aposentado de camisa florida na beira de uma praia paradisíaca, ou ainda uma mãe de família cercada de crianças num sítio em Minas Gerais.

 

Felicidade e Realização

Assim, podemos concluir que o conceito de sucesso é relativo, e está relacionado com as prioridades, desejos e sonhos de cada indivíduo. O que é sinônimo de sucesso para mim, pode não ser para você e vice-versa. Para um empreendedor, sucesso pode ser trabalhar de segunda a segunda em seu próprio negócio, para um funcionário público pode ser passar num concurso melhor e trabalhar de segunda a sexta das 8 h às 17 h, realizando a mesma atividade o dia todo.  Para uns, sucesso é acumular bens, para outros, gastar dinheiro viajando pelo mundo; para certos jovens, sucesso é se tornar um atleta de alto nível, para outros, vencer competições de matemática; para alguns adultos, sucesso é constituir uma família, para outros, morar sozinho e conquistar autonomia.

 

Dessa forma, podemos ver que o conceito de sucesso está relacionado com outras duas palavras muito importantes: FELICIDADE e REALIZAÇÃO. Por isso, não devemos relacionar sucesso apenas com a área profissional e financeira, mas sim com todas as áreas de nossas vidas. Tenho certeza que, além de realização profissional, você deseja também ter sucesso em sua família, suas amizades e seus relacionamentos.

 

Conhece-te a ti mesmo

 

Agora vamos a uma questão primordial, se o sucesso está relacionado à felicidade e realização, podemos concluir que ele está intimamente ligado ao fato de nos sentirmos úteis, saber que estamos fazendo a nossa parte nesse universo e seguindo nossa verdadeira missão, por isso, não existe sucesso sem AUTOCONHECIMENTO.

É isso mesmo… um alto executivo pode ser visto pelos seus colegas de trabalho como uma pessoa de sucesso, mas se em seu íntimo ele não sentir que está fazendo aquilo que realmente ama e cumprindo sua missão, todo o dinheiro, status e reconhecimento que terá da sociedade, não serão suficientes para tapar o vazio e a frustração que esse homem sentirá em sua alma.

 

Portanto, ter sucesso na vida é se sentir feliz, realizado e útil, saber que suas ações coincidem com seus valores e sua missão de vida. O sucesso é diferente para cada um, e para descobrir o que trará sucesso e plenitude para você, é essencial se autoconhecer, saber quem realmente é e o que quer nesse momento da sua vida.

 

E autoconhecimento é uma missão para a vida toda, a existência é cíclica e o ser humano está em constante transformação e evolução, portanto, precisamos estar em contínua auto avaliação, para saber se o rumo que estamos tomando é de fato aquilo que queremos para nossas vidas.

 

Você pode ler o mesmo livro várias vezes, e para cada vez que ler, reconhecerá novos pontos. E o motivo é simples: você não é a mesma pessoa quando leu na segunda, terceira, ou quarta vez. Você se renova a cada momento.

 

O Poder da Persistência

Você já parou para pensar que o sucesso da sua vida está nas suas mãos, e de mais ninguém? Todos nós temos problemas e dificuldades, mas cabe a cada um de nós transformar esses obstáculos em degraus para nossa evolução pessoal.

 

Ao final do nosso artigo, quero revelar algo muito importante sobre o sucesso, que ainda não disse a você: uma pessoa de sucesso não desiste! E não estou falando de teimosia, mas de uma coragem leve e fluida, que é capaz inclusive de mudar de ideia e de caminho quando necessário. Não se trata de insistência e sim de persistência. Um campo de energia criado por um ser que se ama, se conhece e sabe que merece o melhor, que tomará as atitudes necessárias para transformar a sua vida e cumprir seu propósito primordial: ser feliz e realizado nessa existência.

 

Portanto reflita: o que é ter sucesso na SUA vida? O que você precisa fazer, ou deixar de fazer, para ser uma pessoa mais feliz e realizada HOJE? Lembre-se que o sucesso é construído dia a dia, a partir de uma mentalidade positiva aliada a métodos de transformação pessoal e metas claras e definidas.

 

Lembre-se: mesmo que o seu sucesso não seja o sucesso que planejaram para você, siga em frente. É melhor sentir orgulho por tentar a que arrependimento por não tentar.

 

Desejo a você não um dia ou uma semana, mas uma vida de sucesso, felicidade e realizações!

 

Lucas Calônego

CEO da 3Ms Corporation e criador do Método 3Ms (Meta, Método e Mentalidade), um método de desenvolvimento pessoal simples e prático que está se expandindo para todo o Brasil neste exato momento.

Master Coach e Treinador Pessoal contratado por empreendedores do mundo artístico, como atores da Rede Globo de Televisão e cantores do mundo sertanejo com grande renome nacional para o aumento de sua performance pessoal e profissional sem perder equilíbrio.

 

 

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *