Quanto Custa um Processo de Coaching?

Tempo de leitura: 7 minutos

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre coaching, mas você sabe exatamente o que é um processo de coaching e como ele pode ajudá-lo a atingir suas metas? Já pensou em contratar um coach para sua carreira, finanças ou relacionamentos, mas acabou se perdendo em meio a diversas dúvidas e pesquisas no Google?

Pensando em você, preparei esse artigo para explicar o que é um processo de coaching, e como ele pode ajudá-lo a transformar sua vida.

 

Quais são seus sonhos?

Você já parou para se perguntar o que realmente deseja da vida? Se fizermos essa pergunta a um grupo de várias pessoas, as respostas serão genéricas, mas muito parecidas entre si: paz, amor, saúde, prosperidade, estabilidade financeira, sucesso, entre outras.

 

A partir da análise dessa resposta, podemos concluir que todas as pessoas desejam a mesma coisa: FELICIDADE. Desde o vendedor ambulante até o mais alto executivo, todos  buscam ser felizes e realizados.

 

Mas o que é felicidade para VOCÊ? Ao refletir um pouco, podemos concluir que o conceito de felicidade é muito relativo. Para o jornalista, a felicidade é escrever matérias, para o advogado, defender uma causa, para o médico, tratar seu paciente, para o cozinheiro, cozinhar. Além disso, para um casal de noivos se casar pode trazer felicidade, enquanto que, para uma pessoa que está em um relacionamento ruim, a felicidade pode estar na separação.

Perceberam amigos? A felicidade é mutável, o que traz felicidade a você hoje, pode não ter trazido ontem e pode não trazer daqui a 10 anos. Portanto, seu coach vai te ajudar a descobrir o que é felicidade para você agora, e mostrar as melhores maneiras de trabalhar para consegui-la.
 Resultado de imagem para felicidade imagem

 

O que traz felicidade para você?

Voltemos à pergunta do início do nosso artigo: o que você realmente deseja da sua vida? O que realmente traz felicidade para você AGORA?

 

O coach, ou treinador de vidas, pode ajudá-lo a descobrir. É papel desse profissional levantar reflexões e ajudar você a criar e alcançar metas, sem desistir no meio do caminho. Abre campos de possibilidades, e ajuda o coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) a enxergar seus verdadeiros sonhos, a ouvir a si mesmo em meio às exigências da família, amigos e sociedade e escolher suas atitudes com base em seus próprios princípios.

Grande parte das crises que temos em nossas vidas acontecem porque não temos sonhos, ou por perder o compromisso com eles. Quando temos sonhos e metas definidas, alinhadas ao nosso propósito interior de vida, e não apenas ao externo, se torna muito mais fácil empregar tempo, energia e dinheiro na direção certa, do contrário, dispersamos e acabamos tendo a impressão de andar em círculos na vida, ao invés vez de evoluir.

 

Mas então, quem é o coach?

É uma espécie de treinador, que ajuda você a refletir, descobrir o que realmente quer da vida, traçar metas e trabalhar (sem desistir), para que elas se transformem em realidade.

É importante destacar que esse processo não é parecido com uma terapia, o coach tem foco em determinadas metas e trabalha no presente e no futuro para liberar suas travas e te ajudar a refletir, traçar objetivos e atingir metas. Se você deseja um tratamento para traumas passados, ou para alguma questão emocional mais profunda, vale a pena procurar um psicólogo e verificar qual é o melhor tipo de terapia para você.

 

Será que preciso de um processo de coaching?

Todos nós estamos em constante desenvolvimento, portanto, sempre há uma área da vida que desejamos melhorar. Há diversos tipos de coaching: de relacionamentos, de inteligência emocional, de corpo, de carreira, de liderança, de vida financeira, entre outros. Por isso eu geralmente indico o processo de coaching a todas as pessoas que desejam se desenvolver e melhorar a si mesmas. Pessoas que desejam evoluir e não ficar na zona de conforto (que normalmente é, na verdade, desconfortável).

Resultado de imagem para sucesso

Porém, o coach pode te ajudar especialmente se você tem se sentido insatisfeito com sua carreira, relacionamentos, vida financeira e emocional, e se precisa tomar alguma grande decisão e não consegue, se está em crise com seus objetivos de vida ou se está sentindo que a vida está passando e você está andando em círculos.

Geralmente o processo é realizado em sessões, o tempo de duração de cada uma é definido entre o coach e o coachee, sendo o período médio de 10 a 14 sesões, e o investimento varia de 150 a 1600 reais por sessão, de acordo com o profissional, experiência, mercado onde atua e potencial de retorno.

 

Por exemplo, um Coach que atende empresários de empresas multinacionais com localização de São Paulo, provavelmente não cobrará R$150,00 por sessão. O melhor a fazer é conversar com o Coach que você tem interesse para saber mais.

 

E vale a pena o investimento?

Pare para pensar em quantas vezes você comprou algo para se auto compensar por alguma insatisfação na carreira ou em sua vida pessoal. Quantos smartphones fez em várias parcelas porque entendeu que lhe faria bem, bem como aquele carro que se esforçou para financiar? Então, a grande diferença entre estes esforçou e um processo de coaching é quem você se tornará, como sua vida ficará e quanto dinheiro poderá fazer a partir das enormes evoluções que um trabalho como este pode gerar na sua vida, diferente de um smartphone ou um carro, por exemplo.

 

Quanto tempo e energia mental tem perdido reclamando e imaginando alternativas irreais para seus problemas, quando poderia investir em sua evolução pessoal e em soluções que realmente funcionariam para você?

Imagem relacionada

Com o coach, você investirá seus recursos mentais e materiais na direção certa. Além disso, o coach é um profissional certificado, portanto, preparado para te ajudar a conquistar seus sonhos com técnicas cientificamente comprovadas, já testadas e aprovadas por outras pessoas antes de você.

 

Portanto, lembre-se que, assim como um personal trainer faz seus clientes irem muito além dos seus limites físicos, o coach pode ajudá-lo a ir muito além em seu desenvolvimento pessoal. Mas não se esqueça: não há treinador sem atleta, portanto, seu coach é um facilitador, mas é VOCÊ quem vai operar as mudanças que deseja ver em sua vida.

 

Não se esqueça de pesquisar referências e buscar um profissional qualificado para seu processo de coaching, encontre alguém que esteja alinhado com a sua energia, estilo de vida e objetivos.

 

Finalmente, lembre-se que, nesse início de ano, o melhor presente que você pode dar a si mesmo é investir em seu desenvolvimento pessoal, evite procrastinar e deixar tudo para amanhã, para a próxima semana ou para mês que vem. Caso você queira iniciar seu processo de coaching hoje, mergulhe fundo nesse objetivo e confie em si mesmo, os resultados serão a consequência natural do seu processo de transformação pessoal.

 

Grande abraço,

Lucas Calônego

CEO da 3Ms Corporation e criador do Método 3Ms (Meta, Método e Mentalidade), um método de desenvolvimento pessoal simples e prático que está se expandindo para todo o Brasil neste exato momento.

Master Coach e Treinador Pessoal contratado por empreendedores do mundo artístico, como atores da Rede Globo de Televisão e cantores do mundo sertanejo com grande renome nacional para o aumento de sua performance pessoal e profissional sem perder equilíbrio.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *